segunda-feira, 19 de maio de 2008

VASOS QUEBRADOS - Deneval Naves

Era uma vez um depósito de vasos quebrados. Ninguém se importava com eles. Eles mesmos não se importavam por estarem quebrados, ao contrário, quanto mais quebrados ficavam, mais eram respeitados pelos outros. Um dia, por engano, um vaso inteiro foi parar no meio dos vasos quebrados, mas, por ser diferente dos demais, de imediato ele foi rejeitado e hostilizado. Justo ele, que tinha uma necessidade miserável de ser aceito.Tentou se aproximar dos vasos menos danificados, aqueles que tinham apenas pequenas rachaduras, mas, não deu certo. Depois, procurou se aproximar dos vasos que tinham apenas um pequeno furo na barriga, mas, também foi repelido. Tentou uma terceira vez, com os vasos que estavam trincados na base, mas, não adiantou.

Resolveu, então, arranjar umas brigas, esperando conseguir um ferimento, um risco, uma trinca ou, quem sabe, com um pouco de sorte, até um quebrado bacana, mas, naquele lugar, ninguém tinha força bastante para quebrar os outros. Se algum vaso quisesse se quebrar, tinha que fazer isso sozinho.E foi isso mesmo que ele fez. E conseguiu o que queria, ser aceito no clube dos vasos quebrados.

Ficou feliz, realizado, mas, não por muito tempo, pois, logo começou a se incomodar com uma outra necessidade, a de ser respeitado pelos demais vasos quebrados.Para isso, teve que ir-se quebrando. E se quebrou em tantos pedaços que voltou ao pó.E deixou de ser vaso!
Meus amigos, a ilustração em questão nos mostra como o pecado, o erro tem semeado somente o mal em nossas vidas. Por vezes temos nos espelhado somente naqueles que vivem sem a preocupação de agradar a DEUS com suas palavras e ações.

Parece-nos que as pessoas boas, ou aquelas que andam na verdade, não tem mérito, são tidas como bobas. Se alguém acha uma mala de dinheiro e devolve, essa pessoa é tudo menos uma pessoa inteligente.

Se um marido não trai a esposa, ou não mexe com mulheres ele é tido como um que não gosta de mulher. Se alguém é ofendido e não revida a altura, não é homem, pois homem que é homem não leva desaforo para casa. Se você trabalha em um ambiente competitivo, e ajuda alguém, você está dando sorte para o azar. Naquele ambiente é cada um para si e olha lá se DUES for por todos. Pois bem meus amigos, na Bíblia Apóstolo Pedro, em sua primeira carta, capítulo 3, verso 17 ensina assim: “ porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal”.

Se a Bíblia considera o fato de sofrer por praticar o bem quanto mais estando em paz não deveríamos praticar o que é bom a todo instante. Diante disso portanto devemos imitar homens e mulheres que lutaram sim por um causa nobre.

A Mídia de um modo ou de outro apresenta os nossos “herois”, eles são jogadores, músicos, artistas, poetas, clerigos, políticos, etc. Esses “herois” por vezes são pegos no uso de drogas, envolvidos com escândalos sexuais(como recentemente um tal “fenomeno”). São eles os seus herois, você os tem como “imperadores”; “fenomenos”, “ídolos”?

Essas pessoas que dão mal exemplo para a sociedade, não passam de vasos quebrados junto de vasos quebrados, o fato de terem fama e dinheiro não os qualificam como exemplos. Suas ações não são impecáveis, suas palavras não são todas sábias.

Observem porém nas pessoas que andam segundo a vontade de DEUS, em retidão de vida, que respeitam e honram seus pais e seus semelhantes. Sigam as instruções de pessoas que realmente estão seguindo os preceitos de DEUS. Valorizem as pessoas honestas, e que tenham palavras isentas de malícia e maldade.

Vivam a cada dia para agradar a DEUS e não para agradar a homens, pois é melhor sofrer por agradar a DEUS do que se esbaldar no caminho do erro, e ser considerado inimigo de DEUS. O apóstolo São Paulo nos ensina em sua carta aos Filipenses capítulo 1, verso 21: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”

Cuidado meus irmãos por quererem se parecer com vasos que só tem nome, mas na verdade não passam de cacos, pobres cacos. Que Deus continue a nos abençoar.

Em Cristo, Pastor Deneval, Primeira Igreja Presbiteriana de Senador Canedo.