quinta-feira, 15 de maio de 2008

Nos dias de deserto ...

Pode um Cristão perder sua Salvação?
por
Greg Johnson


Um dos maiores debates dentro dos círculos Cristãos é a questão de que se um Cristão pode ou não perder sua salvação. Os Arminianos argúem que os verdadeiros crentes podem pecar tanto que percam sua fé e pereçam. Alguns Cristãos respondem argüindo que uma vez professando fé em Jesus, a pessoa está eternamente segura em sua salvação e até mesmo se ele cometer completa apostasia (“cair”) e vocalmente rejeitar a Jesus Cristo – ainda assim irá para o céu, porque “uma vez salvo, sempre salvo”. À luz da doutrina bíblica da predestinação, como devemos entender a segurança que temos sob o cuidado de Deus? Há três principais aproximações para a questão:

1. Arminianismo Clássico

A pessoa deve perseverar na fé para ser salva.
Crentes verdadeiros podem perder sua fé.
Aqueles que morrem sem fé em Cristo são condenados.
“O crente que perde sua fé é condenado”.

2. Antinomismo

A pessoa não necessita perseverar na fé para ser salva.
Crentes verdadeiros podem perder sua fé.
Aqueles que perdem sua fé são salvos, visto que uma vez creram.
“O crente que perde sua fé é salvo”.

3. Calvinismo Clássico

A pessoa deve perseverar na fé para ser salva.
Crentes verdadeiros não podem perder sua fé, visto que ela é um dom de Deus.
Aqueles que morrem sem fé em Cristo são condenados.
Aqueles que perdem sua fé, desde o princípio nunca a tiveram.
Deus perseverará os crentes verdadeiros e eles serão salvos.

“O ‘crente’ que perde sua nunca a teve realmente – ou pelo mesmo ela não estava em Jesus”.

Os proponentes das duas primeiras aproximações citam referências bíblicas, mas cada uma deve se esforçar para explicar os dados bíblicos dos outros grupos. Como pode um Arminiano ler Romanos 8, e então dizer que crentes verdadeiros podem fracassar e ir para o inferno??? Então novamente, como Charles Stanley pode ler Hebreus 6 e 10 e dizer que os incrédulos que uma vez professaram fé não sofrerão o tormento eterno, mas serão salvos??? Qualquer ensino verdadeiramente bíblico deve ser congruente com TODO dado bíblico, sem colocar um texto contra outro e sem ter como não explicar um simples jota ou til da inerrante Palavra de Deus. Eu creio que somente o modelo do Calvinismo clássico considera todos os dados bíblicos.

Os arminianos estão certos quando dizem que a Bíblia ensina que somente aqueles que perseverarão serão salvos, e estão certos em acusar os Antinomianos de fácil crendice e graça barata. Os antinomianos (eles não usam o termo) estão certos em dizer que os crentes comprometidos estão seguros em Cristo e que “uma vez salvo, sempre salvo”. Mas tanto uma como outra dessas visões estão erradas em assumir que um verdadeiro crente pode perder sua fé e se apartar finalmente de Cristo. A fé é um dom de Deus não pelas obras, para que o homem não se glorie. Paulo estava confiante que, visto que Cristo tinha começado a boa obra nos crentes, Ele continuaria até o término da obra (Filipenses 1). João disse que aqueles que saíram nunca foram realmente Crentes verdadeiros, visto que os crentes verdadeiros não deixam a fé (1 João 2:19).

As Escrituras ensinam que os crentes devem perseverar até o fim, mas também que os crentes perseverarão até o fim pela graça de Deus. Como a Assembléia de Westminster concluiu, os Cristãos podem temporariamente se render às tentações de Satanás, até demasiadamente, mas como Pedro quando negou a Cristo três vezes, Deus ainda o restaurará e perseverará a fé do Cristão, uma fé que Deus deu em primeiro lugar! Pedro veio a ser o principal entre os apóstolos! Dois princípios bíblicos devem ser sustentados lado a lado:

1. Você Deve Perseverar até o Fim: O Requerimento de Deus de Seu Povo.

Deus não meramente nos ordena a começar a crer por um tempo, e então cair. Ele requer que continuemos a crer até o fim, vivendo vidas de arrependimento e lealdade ao concerto. Contudo, embora Ele não requeira uma fé perfeita, Ele requer uma fé real, uma que produz real e permanente mudança.

Colossenses 1:21-23
1 João 1:5-10; 3:3-6
Hebreus 10:26-31
Hebreus 12:1

2. Você Perseverará Até o Fim: A Preservação de Deus do Seu Povo.

Nós perseveraremos porque Deus nos preserva. Deus nos guarda de cair; nenhum se perderá de todos aqueles que pertencem ao Filho. Os crentes verdadeiros não são capazes de deixar a Cristo, porque Cristo está operando interiormente neles.

João 6:38-40
João 10:28-29
Romanos 8:28-29
Filipenses 2:12-13
1 João 2:19

Esta primeira lista de textos não pode ser usada para refutar a segunda (Arminianismo); nem pode a segunda lista de textos ser usada para refutar a primeira (graça barata). O ponto que faz as duas compatíveis é o ensino bíblico de que a fé (embora requerida de todos) é um dom de Deus para os Seus eleitos. Se a fé é simplesmente uma ação humana de um livre arbítrio, então ela pode ser perdida. Mas se a fé salvadora é um dom de Deus, então ela não pode. Podem Cristãos professantes cair? Sim, e eles perecerão. Podem Cristãos verdadeiros cair? Não, porque eles são guardados pelo invencível poder de Deus em Cristo. A Bíblia ensina claramente que os Cristãos professantes que deixam a fé nunca foram verdadeiros crentes (1 João 2:19; e observe a qualificação até em Hebreus 10:39).

Os que Deus aceitou em Seu Bem-amado, os que ele chamou eficazmente, e santificou pelo Seu Espírito, não podem decair do estado da graça, nem total, nem finalmente; mas, com toda a certeza hão de perseverar nesse estado até o fim e serão eternamente salvos. Confissão de Fé de Westminster 17.1, delineada na Assembléia de Westminster em resposta do pedido do Parlamento Britânico em 1643-47.


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto Cuiabá-MT, 19 de Setembro de 2003.