segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A grande graça de Deus

"O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam."

Isaías 58:11


Um chamado nos faz as palavras de Isaías, com a força de mudança guiada pelo Espiríto Santo, para um período em que as tradições, a ações e regras humanas são mais honradas do que a essência da presença de Deus e de toda a mudança que esta é capaz de proporcionar ao ser humano.
A palavra se renova e temos ainda presentes em nossso dias a essência do que o profeta disse há cerca de trezentos anos do cumprimento da nova aliança de Deus com o seu povo, a vinda de Cristo, a sua morte e ressurreição para que todos aqueles que crêem tenham a vida eterna,a salvação. O que foi escrito ainda se cumpre ao passar dos anos. Porém a atualidade dita um outro comportamento, que presença seria esta de Deus, em tempos de tantas denominações, tradições e comportamentos.
Em um capítulo posterior, Isaías 59, o profeta se refere que Deus não tendo achado um só justo, ou seja que todos, exatamente todos somos pecadores, falhos e necessitados da presença justa e misericordiosa do Criador, enviou um qual o seu sacrificio foi aceito, uma profecia cumprida com as palavras ditas por Jesus: " Tetelestai " Está consumado, expressão romana que era colocada nas celas quando os presos eram libertados, ou seja, a pena já foi cumprida. Tetelestai era o carimbo colocado sobre o documento de compra de um escravo quando todo o preço já havia sido pago.Tetelestai era o registro legalmente reconhecido de que está pago. O preço já foi pago. Cristo pagou na cruz pela sua vida, a SUA!
Não, não, o jejum pode sim nos levar mais a essência da presença de Deus, pode nos preparar para respostas, para buscas, o sacríficio pode nos fazer pensar bem mais no que o Senhor pode nos proporcionar, porém as promessas e nenhum ato modificará o que já está consumado! Não há quem possa interceder, se não aquele que veio como homem para tirar o pecado do mundo, quem em tudo suportou sem nenhum pecado, vencendo o SEOL(Inferno/Morte) para nos dizer já fiz, eu te levo, eu te ajudo, eu suporto, eu te fortaleço, eu estou contigo, eu te amo e eu venci para te fazer bem mais que vencedor.
O que muda então a presença honrosa e gloriosa de Deus, os pecados podem sim nos impedir de ver a presença, talvez um ateu ou um cético, ou alguém que acredita no acaso, na sorte, na magia, na adivinhação, nas previsões e em respostas vãs, ache que Deus só conduz aos que nEle esperam, crêem e serve. Tão pouco assim também foi com Saulo de Tarso, Paulo, para muitos São Paulo, um dos reunidores da Igreja, um perseguidor e torturador de cristãos, que fez com que muitos fugissem e assim espalhando o Evangelho para muitas outras cidades e por Cristo tocado e assim descobrindo que nada era senão instrumento de Deus.
Muitas são os pontos que podemos colocar diante ao livro de Isaías, bem mais ao capítulo 58 e 59, o profeta que previu que pelas pisaduras, pela toda humilhação que Cristo sofreu, teríamos o maior presente do amor de Deus, a Salvação.
E serão então nossas obras, pecados e palavras que mudarão a nossa geração? Que mudará vidas? Não só, mas que a presença de Deus, com a essência da intercessão (advogar) de Cristo, nos transforma o coração, o viver, a presença, a maneira de agir, o verdadeiro alimento, o amor pelo próximo, a solidariedade e o respeito vira muito mais do que missão, vira comprometimento essencial. Os nossos pecados pelo sangue é lavado e restaurado, nos dando experiência e conhecimento, um pai ensina o filho porque o ama. A presença de Deus é natural, neutra ao ponto de tornar natural o que talvez o mundo não aceita, quem ama não tem vergonha de declarar, de ultrapassar, gosta de está perto, busca cada vez mais e todo o agir se torna verdadeiramente puro e inabalável. Não se torna regra e sim fato. E não são as tradições, nem as leis, nem os homens que transforma este mundo e as pessoas, mas a presença de Deus, que a tudo vê, que por amor de seu nome, nos usa e pode sim nos vivificar, revificar e muito mais do que a nossas vãs filosofias, sejam Shakespereanas, Marxianas, Lucadianas e que podem ainda ser fundamentadas.
Se as regras, os medos, os vícios, as dúvidas, as mágoas, as opressões, as dores, os temores, as repetições, os costumes, os atos humanos, entre outros, lhe impedem, ultrapassem, há quem pode te ajudar é só chamar, Ele já está, que ver, Ele lhe abre os olhos se preciso e os ouvidos. Tudo Ele pode e tudo Ele vê!Por que desde a fundação Ele já era e sempre será! Não somos dignos, nem muito o bastante, mas mesmo assim Ele nos ama.
Tetelestai - Está consumado! Por que você ainda está preso?! A porta que Ele abre ninguém fecha. Não dá para se usar palavras humanas para explicar o amor de Deus, sentir isso é inexplicável.
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

"Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o SENHOR: o meu espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca nem da boca da tua descendência, nem da boca da descendência da tua descendência, diz o SENHOR, desde agora e para todo o sempre." Isaías 59:21