sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Ame Teu Próximo – O que isso Significa?


Um versículo bíblico familiar é frequentemente usado por muitos para justificar o socialismo e atacar a defesa da propriedade como “egoísmo”. Mas o mandamento, “amarás o teu próximo como a ti mesmo”, exige compartilhar a riqueza, para programas de bem-estar, e para uma unidade mundial?

As principais passagens bíblicas explicando esse versículo são Levítico 19.15-18, 33-37; Mateus 19.18, 19; 22.34-40; e Romanos 13.8-10. O que elas nos dizem? Primeiro, quem é o meu próximo? Em Levítico 19.33-37, Moisés deixa claro que nosso próximo significa qualquer um e todos com quem nos associamos, incluindo nosso inimigo; e Jesus enfatizou isso na parábola do Bom Samaritano (Lc 10.29-37), citando a misericórdia do samaritano para com um inimigo, um judeu.

Segundo, o que a Bíblia quer dizer por amor? A palavra amor hoje é um termo que diz respeito a sentimento, um sentimento que é mais forte que os “laços” da lei. A palavra bíblica amor “é o cumprimento da lei” (Rm 13.10). Além do mais, amor tem referência primariamente ao cumprimento da lei de Deus; ele se relaciona à justiça na Bíblia, e se refere à lei de Deus e ao tribunal da lei de Deus. O homem moderno que quebra as leis sexuais ou de propriedade em nome do amor está, dessa forma, carente de amor da perspectiva bíblica, pois amor “é o cumprimento da lei”.

Terceiro, quais leis estão envolvidas no amor para com o nosso próximo? De acordo com Jesus (Mt 19.18-19), e novamente enfatizado por Paulo (Rm 13.8-10), amar o nosso próximo significa guardar a segunda tábua dos Dez Mandamentos na relação para com ele. Isso significa “não matarás”, ou não tomar a lei em nossas próprias mãos, que você deve respeitar o direito à vida dado por Deus ao seu próximo. “Não adulterarás”, significa que você deve respeitar a santidade do lar e da família do nosso próximo. “Não furtarás”, significa que devemos respeitar o direito
à propriedade dado por Deus ao nosso próximo (ou inimigo). “Não levantarás falso testemunho” significa que devemos respeitar sua reputação. E “não cobiçarás requer uma obediência a essas leis em pensamento bem como em palavras e atos.

Dessa forma, “amarás o teu próximo como a ti mesmo” é a base da verdadeira liberdade civil no mundo ocidental. Ele requer que nós respeitemos em todos os homens e em nós mesmos os direitos à vida, ao lar, à prosperidade e à reputação, em palavra, pensamento e ação. A palavra bíblica amor não tem nada a ver com amor erótico, que é anti-lei. O amor bíblico “é o cumprimento da lei” em relação a todos os homens.
Ele não pede para que gostemos de todos os homens, ou que os introduzamos em nossas famílias e círculos, nem que compartilhemos nossas riquezas com eles. A Bíblia simplesmente diz: ame o amigo, o inimigo e a si mesmo, ao respeitar e defender esses direitos dados por Deus à vida, lar, propriedade e reputação para todos. Os “humanitaristas” modernos são, dessa forma, frequentemente culpados de violar a lei de Deus em nome de um amor anarquista. O amor bíblico guarda a lei.