quarta-feira, 14 de março de 2007

Sensacionalismo

A imprensa falar e julgar o sensacionalismo é esquecer do seu próprio reflexo. Ainda mais com os caminhos que a imprensa se estrutou e funciona no mundo capitalista, na sustentação de sua funcionalidade. Que paradoxo!
Por que o que é a imprensa nos dias de hoje?
O que é notícia, informação e pauta?
Não são todas as coisas um carrefour de interesse, jogo de interesse, e isso já não é a razão do sensacionalismo. Porque imprensa é exposição, e que tem o comando da escolha do que é verdade, mentira ou simplesmente a informação tem o controle do sensacionalismo.
Não existe algo mais contraditório do que a imprensa dizer de sensacionalismo, porque o não mostrar um fato pode ser mil vezes mais danoso do que colocá-lo na mídia milhares de vezes.
Então podemos discutir de adoção apenas quando viemente temos em debate em uma novela global a Regina Duarte na luta pela sua filha adotada com sindrome de Down? Então é necessário preservar uma família marcada pela violência, com crianças que não têm nos pais figuras de respeito para preservar a integridade de adultos que não têm se que gratidão aos filhos?
Isso pode parecer confuso mais explico. Foi divulgado no final de semana numa cidade da região metropolitana de Goiás, que quatro crianças foram fortemente violentadas pelo irmão mais velho menor, ao pedido do pai que deu pela falta de dinheiro em sua carteira, a mãe não quis ouvir os gritos nem socorrê-los, preferiu ficar de papo com a vizinha, talvez aumentou o tom de voz para não escutar os apelos dos filhos.
As crianças torturadas a pedido do pai, sobre o teto de uma mãe. A denúncia foi protocolada pelo Conselho Tutelar e pela Polícia Civil da cidade, tendo grande repercussão social e na imprensa do estado. Pelo fato, pela violência, num país marcado pela ditadura, ainda se tem tortura, praticada pelo mais sagrado do estado, da religião, da sociedade ( isso há milhares de ano), pela família.
Tiradas de uma estrutura fundamental para formação do individuo, quando a família não funciona, se quer tem o amor e o respeito, por isso não se cabe aqui nem julgar o menor que está em medida sócio-educativas, quando uma mãe ouve os gritos dos filhos em tortura e resolve ter seu cotidiano normal de fofoca, e por um pai que ordena colocar a educação e a vida dos filhos em risco em troca de menos de R$50,00.
Em resumo, os pais foram presos, as crianças amparadas por medidas legais, e talvez a imprensa foi sim sensacionalista querendo mostrar a comunidade que em nossos país as crianças sofrem, são ameaçadas até dentro de casa, até no seu âmbito familiar. O pai preso na Casa de Prisão Provisória foi violentado por outros presos, levado ao hospital,morreu decorrente da tortura disciplinar praticadas por outros reeducandos ( todos sabem que há um código de posturas dentro de penitenciárias que não educam, só penalizam).
Um desfecho desumano para uma família que se perdeu em seu núcleo, tenho pena dessas crianças que não tiveram o direito de ter em suas vidas a experiência de uma prática familiar, de união, respeito e amor. O resultado disso tudo, o que também não deixa de ser grave, a imprensa por um instante resolveu julgar e condenar a prática do sensacionalismo, precariamante, inicialmente é preciso esclarecer o que é sensacionalismo no mundo moderno da comunicação, ainda mais em um veículo que culpa o autor de proteção a criança, o conselho tutelar da morte deste cidadão.
Não é preciso sair na imprensa para que um estrupador ou um pai violento seja punido pelas leis da prisão, porque todo mundo que sabe se quer um pouco de regime penal, realidade de nossas penitenciárias, que eles tem mais informação do mundo de fora do que um cidadão livre, que de dentro os presos são chefes de facções criminosas, que de dentro de uma prisão, todos os presos são colocados nas jaulas (como leões famintos) com sua ficha criminal lida.
A imprensa comete um incoerência ao discutir sensacionalismo, e uma asneira quando quer achar um culpado para um problema, ainda mais social. Talvez falta a imprensa conhecer de si mesmo, sociedade, então reviva a antropologia, a sociologia, a sua formação, para que serve a história e as teorias, e as leis, para que serve a legislação. Não é só falta de conhecimento, sim de noção, o mais importante neste fato é que devemos sim preocupar com o que está acontecendo de fato, a perca de mais uma família, melhor dizendo, onde estás a constituição família?
Um pai que manda torturar os filhos
Uma mãe omissa e conivente, que normalmente fofoca enquanto seus filhos choram por piedade
Mais um adolescente na lista de muitos outros que se perdem por falta de constituição familiar
Três menores com cicatrizes e fraturas de corpo e alma
E na paralela, temos ainda o exemplo de como funciona duas instituições que poderiam mudar tudo isso, com revivamento da família.
A imprensa que se perde do seu papel, achando culpado ou apenas expondo fatos em sensacionalismo. A justiça que não reeduca apenas só penaliza, mas pena não correção, como falar em reeducação quando há códigos de posturas tão selvagens (no sentido de irracionalidade).

Sugestões de Leituras:

Mulher Sábia "Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos." (Provérbios 14:1)
Vigiar e Punir - FOUCAULT
O que faz o brasil Brasil, DAMATA
Sociedade em Rede, Castells
Estatuto da Criança e Adolescente
Legislação da Imprensa

Entre Outros ...