terça-feira, 20 de novembro de 2007

Perdoar é essencial

Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. Mateus 18:22

Como é difícil entendermos o significado do perdão. E praticá-lo então? Parece-nos quase impossível certo? Certíssimo porque por nós mesmos, isso é impossível e se não fosse à graça e misericórdia do Senhor, nunca conseguiríamos perdoar não só a nós mesmos como os outros que nos magoam.

Imagine uma estrada de mão dupla em que os carros vão e vem. O perdão é assim também, pois sempre que perdoamos alguém, estamos perdoando a nós mesmos. Ao sermos mais tolerantes com os outros aceitamos nossos próprios erros e a partir daí, sem culpa e sem amargura, conseguimos melhorar nossa atitude diante da vida e, principalmente, dos outros, porém, quando por fraqueza, ressentimento ou covardia permitimos que o ódio, a inveja e a intolerância fiquem ao nosso redor, terminamos nos consumindo, entristecendo Jesus, que permitiu-se crucificar perdoando todos os que o pregaram no madeiro, inclusive você.

O ato de perdoar nos mostra a verdadeira luz enquanto que o ressentimento envenena nossa alma e nos arrasta para as trevas. A liberdade que tanto se busca para uma vida plena e vitoriosa está diretamente condicionada a atitude do perdão incondicional e constante enquanto que o ressentimento é sentir sempre, aquela ocorrência que nos magoou através das lembranças. Viver no ressentimento causa separação de amigos e familiares, problemas psíquicos, enfermidades, ódio e até desejo de vingança.

Amados, perdoar é um mandamento aos filhos de Deus, está na Bíblia e é universal. Tem que ser uma atitude constante e independente da pessoa que o magoou se arrepender ou não. Isto é uma escolha que fazemos e não pode estar baseada na emoção. A falta de perdão quebra a comunhão e impede o fluir de Deus em nossas vidas. Afasta-nos de bênçãos que às vezes está a nossa frente, mas não enxergamos.

Tomem a decisão de perdoar a pessoa que depende da graça de Deus tanto quanto vocês. Façam o melhor possível para a pessoa orando e não permitindo que seus pensamentos pensem negativamente contra essa pessoa. Intercedam perante o Senhor abençoando-a em oração. Saibam amados que é impossível ter ressentimento contra alguém pelo qual oramos sempre.
Que Deus nos abençoe irmãos(ãs) e nos capacite a sermos melhores cada vez mais em nome de Jesus.


Fraternamente em Cristo,
Pedro Pimenta