quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Soberba - a arrogância da criatura

Superbia(latim) - a pretensão de superioridade.
A soberba com certeza é o sentimento amargo que tira a audição e a visão, nos impede de ouvir as palavras com exatidão e de enxergar a realidade da nossa situação diante ao universo; similares a um único caminho apesar de diferentes contextos. A soberba nos tira a condição de criatura, nos traz a ilusão, a vaga concordância nula da autodependência.
Sem interesse algum enxergamos essa fúria de sentidos, um desacato a nossa própria condição. Que momentos são esses que me acho superior suficiente para querer fazer justiça e divisões pelos meus próprios desejos e interesses? A soberba traz a condição da grandeza, de absolutismo institivo, traduz a felicidade baseada em vontades próprias baseadas num egocentrismo destruitivo.
Davi, o rei dos judeus, líder escolhido por Deus era um homem como qualquer outro, com pecados, erros e acertos, porém definido como o homem com o coração segundo o Senhor. Uma das súplicas que mais fizera como comandante de batalha, como magistrado e monarca, foi que tivesse longe de ti a soberba. Ele bem soube que foi este sentimento o motivo de seus maiores erros, que trazia a autosuficiência e o afastamento dele como servo de seu Senhor ( Deus).
De todos os males que a soberba traz com certeza o maior dele é o caos da própria existência humana, a indiferença e a barreira instituída pela arrogância. Muitos são os erros que cometemos pelo egocentrismo, pelo espírito de grandeza e absolutismo de nossas vontades. O orgulho e a insensatez que rompe todas as barreiras, credos e cores, a soberba não encontra fronteiras, porém defende a maior das bandeiras, a falta de amor ao próximo e a Deus!