segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Ter ou ser...





No mesmo trecho da famosa frase da peça "Hamlet" ("ser ou não ser"), Shakespeare conclui: "e assim a faz de todos nós covardes". Na encruzilhada entre o 'ser' e o 'não ser', a escolha é o 'não ser'. Por quê? É mais fácil. É mais rápido. É indolor. É mais barato… Somos covardes…


Na busca por sentido nas diversas áreas da vida, inclusive espiritual, optamos pelo fast food. Mesmo sabedores dos riscos. Mesmo com a sensação de fome minutos depois. Em vez de passar com filhos e esposa, compramos presentes, pagamos viagens, cursos, etc. Em vez de passarmos com D-s, assistimos um DVD. Óbvio que tudo citado acima não constitui o (compre presente para filhos e esposa e assista as séries religiosas em DVD). O é restringir um relacionamento a essas circunstâncias não-íntimas.


Envolver-se com qualquer pessoa ou idéia envolve riscos consideráveis. Envolver-se consigo mesmo é um risco incalculável. Descobrir quem eu sou pode ser perturbador demais. Talvez exija mudança. Talvez exija reconhecer defeitos, erros e incapacidades. Talvez exija admitir fracasso. Por isso preferimos o 'ter' e o valorizamos. É mais fácil, rápido, indolor e barato…Em 12:1-3, D-s convida Abraão para iniciar a jornada do 'ser'. O texto diz: "Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!" (Gn. 12:1-2). 'Ser' é o centro. Mas para ser, antes deve-se abandonar o que se é, para tornar-se…


Certamente confuso. Certamente difícil de entender. Com certeza não é rápido e deve doer (a própria vida de Abraão demonstra isso). Mas é o único caminho para a vida plena.Em , esse D-s 'difícil' possui um nome (tetragrama sagrado), que deriva justamente da raiz do verbo ser, por isso, quando se apresenta Ele diz: "EU SOU" (Gn. 15:7; Êx. 6:2-9; João 18:5-6).



Reflita no que você é. Reflita no que os seus são. Reflita nas suas covardias.Transforme-se. Torne-se. Seja. Esse é o convite do "EU SOU".