segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Não há lugar - Ilkiss Wilhems



"E ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e deitou na manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria." Lucas 2:7



Certa vez uma escola resolveu apresentar a tão conhecida cena de Jesus e Maria procurando um lugar. A professora escolheu um menino de 7 anos que parecia bem crescido para sua idade para interpretar o dono da hospedaria. O menino só tinha que repetir uma frase: "Não há lugar!"


No dia da apresentação, a cortina se abre para a cena número um ... Maria e José entram e ficam perto da porta da hospedaria. José diz ao menino: - "Por favor, senhor minha esposa não está bem. Será que o senhor não teria um lugar para nós passarmos a noite? O garoto estava pronto para responder, só que ele se esquece da fala, dá um branco, começa a gaguejar. As pessoas começam a ficar desconfortáveis com a falha do garoto. José pensa então em improvisar e começa a andar em direção ao estábulo que já estava preparado para a cena seguinte. Vendo que José e Maria iam embora, o menino em desespero grita: - " Ei, na minha casa tem lugar, tem vários quartos. Venham fiquem comigo."


Nós achamos engraçado, mas muito mais gente poderia agir como o garotinho e não como o verdadeiro dono da hospedaria. Todos nós já ouvimos a história do recenseamento decretado por César Augusto. José e Maria estavam em Belém por isso, assim como muita gente na cidade. Poucos hotéis, poucas pensões, poucas hospedarias. Não tinha espaço para tanta gente assim, mas de certa forma, o dono da hospedaria não oferece o seu melhor lugar, ele oferece o lugar onde ficavam os animais, uma estrebaria que jamais poderia ser considerado um quarto de hotel.

José e Maria aceitam, porque isso era um pouco melhor do que ficar ao relento.


Mas enquanto muitos fecham suas portas e coração para Deus encarnado em forma de um bebê recém-nascido, outros como aquele menino do teatro entendem a magnitude do amor divino. Não podem deixar de acolher com alegria Aquele que veio para resgatar o mundo. Os pastores também receberem a notícia alvissareira com muito júbilo. Os anjos celebraram. Reis vieram de um lugar distante para adorar com grande e intenso júbilo (Mt 2:10). E a nós ainda hoje cabe a pergunta: Você tem um lugar para Jesus? Tem um lugar em seu coração, em sua casa, em sua vida ? Hoje é o tempo, para que a semelhança daquele menino, possamos gritar também: Vem, na minha casa tem lugar para o senhor Jesus. Faz da minha casa um lugar de alegria e júbilo porque quero Rei dos Reis.