quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Contradições

Goiás campeão na agricultura: Sorgo não mata a fome

O país teve uma alta de quase 3% na sua produção agropecuária em 2006, em relação ao ano de 2005, atingindo a um montante de mais de 98 bilhões de reais. Entre os municípios com maior produção estão quatro cidades goianas: Cristalina, Jataí, Rio Verde e Luziânia.
Os dados são do IBGE que mostrou que o cultivo de cana-de-açúcar, café e laranja impulsionaram a área agrícola no estado, fazendo de Goiás um dos maiores produtores do Brasil. O estado é o terceiro no ranking brasileiro.
Contrariando este dado o IBGE divulgou esta semana que a fome é drama para 288 mil pessoas em Goiás. O instituto relata que no mais de 72 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar. Desses, 14 milhões passam fome.
No estado os dados também assusta, 2 milhões de goianos não se alimentam de forma adequada e mais de 280 mil sofrem por não ter o que comer. Muitas são as famílias que vivem em extremo estado de pobreza, tendo as crianças como as principais vítimas. No quadro dos cidadãos que passam fome em Goiás, mais de 70% são menores de 18 anos.
Qual foi a manchete? Goiás campeão brasileiro em produção de sorgo
Sorgo? Não desmerecendo alguém aí já comeu sorgo? De que mais somos campeões? Ah de tráfico de pessoas. E isso é outra face para uma outra história.