quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O valor do trabalho- parte II

Sei que isso é bem diferente do aplicado por Marx, realmente não esqueci de maneira das aulas de história, ciências sociais, entre outras, mas aprendi a diferenciar e relacionar o que me colocam como verdade, analisando, confrontando e mais essencialmente dando valor ao que chamo de “valor”.

"Como criador de valores de uso, como trabalho útil, é o trabalho, por isso, uma condição de existência do homem, independente de todas as formas de sociedade, eterna necessidade natural de mediação do metabolismo entre homem e natureza e, portanto, da vida humana."

"O que essas coisas ainda representam é apenas que em sua produção foi despendida força de trabalho humano, foi acumulado trabalho humano. Como cristalização dessa substância social comum a todas elas, são elas valores, valores mercantis."

Duas frases que compõe a tese defendida por Karl Marx, em El Capital. O contraste que mais gosto de trabalhar é “valor” e “produção”.

O que é trabalho? Condição da existência humana. No mundo de hoje deve até parecer a maior das verdades seu eu não trabalho, não ganho dinheiro, não como e morro. A mudança da relação do homem com o trabalho fez que o pior acontecesse porque a existência humana foi adicionada com valor, com a mudança desta palavra para valores mercantis. Porque o que há é o desequilíbrio das relações humanas do “sujeitai” e “dominai”, onde houve uma grande desordem dos valores humanos inspirados pela influência, onde o grande desgaste transformou o ser humano em uma simples estrutura de domínio e sujeição, onde se tem uma simples base o capital.
Qual o problema com o dinheiro? Nenhum. Ele é sim mais um instrumento do que o Criador deu de mais importante para o ser humano o conhecimento e a sabedoria.

Quem institui o trabalho? O próprio homem? Se o trabalho é uma condição da existência, acho que a instituição do trabalho ditado por esta estrutura tem provado o fracasso da tese da autonomia mercantil como grande centro de instituição. O caos de um desenvolvimento desordenado onde o ser humano, infelizmente eu sei que estou incluída nisso, faz com perdemos a essência do desenvolvimento da criação, da contemplação e da preservação, do que foi determinado para nós.
Uma relação desencontrada onde são inúmeras teorias para tentar desvendar os descontroles e contrastes da relação humana, da relação do homem com a natureza, o sustentável se perde mesmo, num círculo de domínio quando afastamos da essência do valor do conhecimento e da sabedoria para partirmos para o materialismo bruto, somos sim enganados pela regência do El Capital.

Qual objetivo? Que lucro teve a sociedade em dominar os negros como se fossem mercadorias baratas ou sem custo? Que lucro teve a sociedade causar tantos desequilíbrios ecológicos? Que objetivo tem todas as estruturas baseadas na mais valia, no valor histórico da dominação pela força, pela repressão, pela sociedade do caos, como muitos cientistas sociais definem uma sociedade livre para influência do ganho sem precedentes.
Uma análise ouvi um dia desses de um sábio professor, com grande currículo, será que Deus não permitiu que A Queda do Homem para lhe proporcionar o conhecimento?
Tudo é possível, mas que ainda prefiro definir o valor como algo que não podemos perder, entre valores, prefere ainda o conhecimento e a sabedoria. O que me diga que adianta ter uma enxada na mão sem saber manuseá-la? A mesma coisa é “o capital”, se não tivermos cuidado faremos a mesma coisa com as nossas relações humanas.


Qual valor?"A riqueza de uma sociedade em que domina o modo de produção capitalista aparece como uma "imensa coleção de mercadorias", e a mercadoria individual como sua forma elementar.” Marx

Posso resumir com uma foto


O valor do trabalho é humano é glória, é o conhecimento, a descoberta, a magia de saber que somos feitos a imagem e semelhança de Deus, e o desvendar do homem para chegar mais próximo de Deus. É o respirar, algo mais profundo do que só o sustentar, é fazer diferença e saber que tú pode ser sujeito como predicado, de forma consciente, de forma extraordinária, como o poder de Deus que nos tem com o imenso amor para sermos semelhantes a Ele, a essência da Criação. Ele que é o ontem, o hoje e o amanhã, essencialmente, assim somos pelo que nos criou, o trabalho. O valor do que faz, do que é pelo que faz.

Livro de Jó capítulo 42:1-6

Então respondeu Jó ao Senhor:
Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
Quem é este que sem conhecimento obscurece o conselho?
Por isso falei do que não entendia; coisas que para mim eram demasiado maravilhosas, e que eu não conhecia.
Ouve, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me responderas.
Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos.
Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza.

By, tem contribuição do tio Fred também, mas alguns valores