quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Reforma

No dia 31/10/1517 pela palavra Deus permite a seus filhos a Palavra.

Deus permite que o velho se torne novidade.

A Palavra motivou várias Reformas

Romanos 13:13-14 - palavra que impactou Agostinho de Hipona

Romanos 1:16-17 - palavra que impactou Martinho Lutero

2 Crônicas 34:29:33 - palavra que mostra a Reforma de Josias - o encontro da Palavra

Em 1229 a Igreja Católica proibiu a leitura da Biblia, o afastamento da Igreja de Deus. O encontro de homens, de carne e osso, como nós, faz com que temos duas jóias raras: o conhecimento e a sabedoria, termos um Norte que modificou toda uma sociedade, até os que não diz acreditar nesse conceito.
O que originou a revolução? Na política, na sociedade, na religião, o levantamento histórico permite observar quantas mudanças foram trazidas cada ato destes homens, não esquecendo de João Calvino e de muitos outros. Muitas são as contribuições, revolução movida pela fé, pelo monergismo e sinergismo, de homens pelo encontro com a Palavra de Deus.
A Palavra de Deus, a Biblia, não há misticismo, assim uma verdade que deve ser aberta, confrontada e vivenciada, uma experiência que só é cabível aos que permitem colocar na brecha, buscar e ser amplamente usado.
O principio da sabedoria é o temor ao SENHOR - só sabe Dele quem o conhece. E o conhecimento é bem diferente de saber. Você pode saber de todos os livros proféticos, históricos e cartas apostólicas, conhecer está muito mais em fazer parte, envolver-se, em negar-se, em vivenciar o que é a Palavra de Deus.
No período anterior a Reforma pregava-se que a Salvação está nas obras, literalmente só nas obras, compras de indugências, práticas não-bíblicas, entre outros, a dúvida faz um homem, Martinho Lutero abrir a Palavra de Deus e ler:
"... o justo viverá pela fé." A primeira linha de uma longa história.
Eu convido, até permito a todo meu semelhante a experimentar esta descoberta, sei sim que reluto com um Mundo que me prega coisas totalmente diferentes, que escuto sim piadas de todos os tipos, questionamentos dos mais rídiculos. Mas isso me fortalece, não acho que perdi minha inteligência, me iludi, estou dando dinheiro para pastor, estou neurótica, ou mesmo estou agora dando uma santinha depois de errar um bocado.
Anterior a este texto coloquei um trecho de Agostinho de Hipona, um homem que era uma grande vergonha para sua família, dono de uma grande inteligência, mas com práticas libidinosas, que em contato com a Palavra de Deus, revoluciona sem medo. São homens comuns, que tem sim grande importância para história da Igreja, mas que são humanos, assim como nós.
Se depender de mim vou sim, como muitos outros, tenho certeza, que o Conhecer de Cristo e de Deus, faz qualquer um mudar os caminhos, defender e incentivar a Palavra, porque para que não conhece ou mesmo se quer sabe, é sim uma grande ilusão, mas para quem experimenta, tenha a certeza que não outro Caminho, outra Verdade, outra Luz.
Porque com a Palavra para os que tanto se dizem preocupados, o ser humano quer aprofundar mais e mais no conhecimento e na sabedoria, quer estudar e dedicar cada vez mais, até para ter boas respostas a perguntas tão vazias. E sabendo da Palavra sobre dízimo e oferta verás que é uma das maiores maravilhas deixadas por Deus, porque quem te deu a vida, e realmente tem que experimentar a prosperidade e o cuidado Dele quando sabe que tú és fiel em tudo, os milagres de uma casa que nada falta, que tudo rende, entre outras coisas. E em resumo, a salvação ou condenação vem por intermédio de Deus, se Ele é supremo, o que é, tudo sabe, acha que eu vou me preocupar com isso? Preocuparia se tivesse gastando isso em bebedeiras e outras coisas que vai me trazer nada além de ilusões e fantasias passageiras.
Tenho a grande certeza que muitas maravilhas Deus fez para provar seu amor, nos fez a sua imagem e semelhança, e ainda nos possibilitou conhecer todos os segredos da Criação, a Palavra, por intermédio do seu Filho nos expôs isso, João 5, e nos salvou. Entre muitas outras coisas segue esta palavra dada por Jesus Cristo, quem sabe ele não te prepara para uma reforma.
"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam." João 5:39